MOVA-SE inicia Planejamento Estratégico com Análise das Mudanças Políticas e Impactos da Reforma Administrativa para a Classe Trabalhadora

23

MOVA-SE inicia Planejamento Estratégico com Análise das Mudanças Políticas e Impactos da Reforma Administrativa para a Classe Trabalhadora

Nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2024, o Sindicato MOVA-SE realiza, em sua sede, o planejamento estratégico para a gestão 2024-2028. O evento tem como objetivo traçar diretrizes e metas que guiarão as ações sindicais nos próximos quatro anos, com foco na defesa dos direitos dos trabalhadores públicos do Ceará.

No primeiro dia do encontro, foi marcado por uma análise de conjuntura política com o tema: “As mudanças políticas e seus desdobramentos para a Classe Trabalhadora”, conduzida por Gardênia Baima, Secretária de Finanças do SINDIUTE e Secretária de Cultura da CUT/CE.

Gardênia destacou os efeitos negativos da reforma administrativa e alertou sobre os retrocessos que ela traz para os servidores públicos, enfraquecendo suas condições de trabalho e estabilidade. Durante sua fala, também foi feito um balanço das eleições municipais de 2024, com especial atenção para os desafios e oportunidades que se colocam para a classe trabalhadora no contexto político atual.

Reformas e a Luta Sindical

A reforma administrativa foi um dos principais pontos discutidos durante a apresentação, sendo tratada como um grave retrocesso para os trabalhadores. Gardênia enfatizou que, caso não haja uma mobilização efetiva, os efeitos da reforma podem comprometer direitos históricos e aumentar a precarização dos servidores públicos.

As eleições municipais de 2024 também foram abordadas como uma batalha política decisiva. Segundo Gardênia, “o futuro das políticas públicas voltadas ao trabalhador está em jogo, e a participação ativa dos sindicatos é crucial nesse processo.” Ela ressaltou a importância de fortalecer as bases sindicais para garantir que os interesses dos trabalhadores(as) sejam representados e protegidos.

O planejamento estratégico do MOVA-SE para os próximos anos prevê a continuidade das lutas por melhores condições de trabalho, valorização dos servidores e enfrentamento de medidas que possam ameaçar os direitos da categoria. A gestão se compromete a intensificar a luta contra os efeitos da reforma administrativa e a promover uma atuação sindical mais conectada às mudanças políticas defendendo o projeto político, prgressita e de esquerda.

Na ocasião, durante a mesa de abertura contou com a presença da banca de advogados do escritório Borges & Borgo Advogados Associados falando sobre o novo projeto para o atendimento jurídico do MOVA-SE.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome